quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Frutos do Espírito

Em Gálatas 5:22-23 , nós encontramos nove dons que são manifestados como "Frutos do Espírito". Vemos também esses dons em II Pedro 1:3-11 e em outras passagens bíblicas como na Armadura de Deus, nas Bem-Aventuranças e nos Mandamentos de Deus nosso Senhor. Paulo frisou claramente que os crentes são caracterizados pelos frutos do Espírito. Aqueles cujas vidas são exibições constantes de trabalhos da carne não entrarão o Reino de Deus ( Gálatas 5:21). Estude os frutos do Espíritos e aplique-os em sua vida.

1)Amor: O amor é um afeto para com Deus e o homem. É produzido pelo novo nascimento ( I João 4:7-8 ), e descrito por Paulo em I Coríntios 13:1-8 . Somente quando somos controlados pelo Espírito de Deus podemos verdadeiramente amar.
Amor - Êxodo 20
2)Gozo, Alegria: Esse gozo santo vem por conhecer a Deus e crer em suas promessas. Ele é necessário para o serviço cristão ( Deuteronômio 28:47 ; Salmos 51:12-13 ), e é um atributo de cristãos cheios do Espírito.
3)Paz: Essa é uma calma disposição da mente e do coração vinda da certeza de termos sido perdoados e sabermos que Deus pode satisfazer todas as nossas necessidades ( Filipenses 4:6-7 ).
Paz - Armadura - Efésios 6:11-18 ; Os Criadores da Paz - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Não Mate - Mandamentos - Êxodo 20
4)Paciência, Longanimidade: Essa é uma característica cristã que se caracteriza por não se sentir ofendido ou provocado facilmente.
Puro em coração - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Adultério - Mandamentos - Êxodo 20
5)Benevolente, Benignidade, Amabilidade, Delicadeza no trato com os outros: Esse é um espírito amável e benevolente visto naqueles que caminham com Deus.
Humilde - Armadura - Efésios 6:11-18 ; Misericordioso - Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Não Furtarás - Mandamentos - Êxodo 20
6)Bondade: Esta é uma moral geral e excelente que não tem motivos secundários.
Puro em Coração -nas Bem-Aventuranças - Mateus 5 ; Adultério - nos Mandamentos - Êxodo 20
7)Fé, Fidelidade,Verdade: Toda fé verdadeira é produzida pelo Espírito de Deus, seja a fé salvadora ou a fé exercida diariamente nas promessas de Deus quando surgem necessidades ou aflições.
Fé, Verdade - na Armadura - Efésios 6:11-18 ; Não Minta - nos Mandamentos - Êxodo 20
8)Mansidão, Brandura: Esta é a disposição de conter-se em conseqüência de um reconhecimento de nossa própria depravação ( Mateus 5:4-5 ).
9)Domínio Próprio (de si mesmo), Temperança: Baseia-se no auto-controle e na moderação encontrados naqueles que vivem somente para a glória de Deus.
Não furtarás, Não Cobiçarás - nos Mandamentos - Êxodo 20

É notável que os crentes podem ter um ( ou mais ) dom espiritual(ais), contudo nunca é o caso dos "Frutos do Espírito". Cristãos cheios do Espírito terão todos os "Frutos do Espírito" porque a "Mente de Cristo" ( Filipenses 2:5 ) está neles. Assim que eles são controlados pelo Espírito de Deus tornar-se- ão como Cristo em todas as áreas do seu caráter.

Pode ser vista a unidade dos "Frutos do Espírito" pelo fato de que todos os frutos podem ser incluídos junto ao primeiro que é "amor". Em Romanos 13:8-10 , achamos que o amor cumpre a lei. Todos os deveres do homem podem ser incluídos sob o comando de amar a Deus e o homem. Medite na descrição de Paulo sobre o amor em I Coríntios 13:1-8 . Observe que todosos "Frutos do Espírito" são manifestados pelo amor.

A proximidade de nossa relação com o Espírito Santo é facilmente julgada pela manifestação dos " Frutos do Espírito" em nossas vidas.

A base de seu carácter no dia-a-dia está se formando pelas obras da carne ou pelo Frutos do Espírito? Reflita sobre esse assunto.


Nenhum comentário: