quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Assassinos das Expectativas

A esposa espera que seu marido seja o charmoso príncipe de seus sonhos. O patrão espera que sua nova secretária leia sua mente.A igreja espera que seu novo pastor traga mais pessoas à igreja, pregue mensagens inspiradas e atenda todas as ocasiões especiais. O pastor espera que os membros o ajudem , mantenham um clima sem dissenções e respondam a todo desafio que ele lança. Tudo isso parece tão nobre mas é uma armadilha. A pessoa que deseja perfeição só encontra desapontamentos. Eu não sou perfeito, e qualquer pessoa que vier procurar isso em mim ficará frustrada. Eu sou, entretanto, encorajado pelas escrituras que falam sobre este assunto. Ultimamente, tenho estudado Lucas 6 e 7 e feito descobertas sobre nossas expectativas em coisas erradas e o lugar certo a dirigir estas expectativas.

Entre as descobertas posso citar::

1. Expectativas que temos em outras pessoas: Em Lucas 6:32-36, depois do mandamento para amarmos nosso próximo como a nós mesmos e fazer o bem para aqueles que nos fazem mal, Jesus nos adverte a não esperar pelas pessoas. Ele não diz para fazermos o bem a outros e depois sentar e esperar um resposta, mas "Ame seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem à eles, sem esperar receber nada de volta." Todo aquele que ministra para a igreja ou através da igreja pouparia muita mágoa se quebrasse suas expectativas. Se as pessoas responderem, tudo bem; se não, isso é opção delas. Faça sua parte e vá para a próxima tarefa com seus olhos fixados no Mestre.

2. Expectativas sobre Jesus: Lucas 7:1-10 nos fala do centurião Romano que mandou interceder a Jesus pelo seu servo doente, ele pede que Jesus não se incomode indo a sua casa. Ele diz: "Pois não mereço receber-te debaixo do meu teto," depois acrescenta:: "Mas dize uma palavra e o meu servo será curado" Esse homem focou tudo em Jesus. E este é o ponto em que quero chegar. Nunca nos frustramos quando olhamos para Jesus como nosso Socorro, Sustentador, Salvação, Satisfação. (Não se limite somente na letra "S", crentes fazem isso com todas as letras do alfabeto! Jesus é nosso Alfa, Apóstolo, Amem, Autor e Advogado; Brilho, Benigno; Captão, Conforto, Chefe, Conselheiro... convencido?) Não podemos nunca esperar pouco Daquele que é tudo para todos. John Newton escreveu: "Você está chegando para um Rei, grandes petições você está fazendo, mas Sua graça e Seu poder são tamanho que nunca alguém poderá pedir muito."

3. Expectativas sobre o pregador. Lucas 7:18-35 descreve as expectativas que as pessoas tinham em Jesus e em João Batista. João manda mensageiros perguntarem ao Senhor, "És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?" Jesus instrui os mensageiros a retornarem e descreverem as transformações de vidas e milagres que eles tinham testemunhado, e João iria descobrir por ele mesmo. Depois de partirem, o Senhor começou a falar à multidão a respeito de João. Jesus fala sobre seu rude modo de ser. Ele pergunta: "O que vocês foram ver no deserto?" Um caniço agitado pelo vento? Um homem vestido de roupas finas? Seja lá o que vocês foram procurar, vocês ganharam muito mais que isso!" (frase acrescentada por mim) . Jogue fora suas expectativas quando Deus envia um servo Dele para sua cidade. Deus fará do jeito dele, e Ele não pedirá nossa permissão. Colocando a educação Batista de lado um pouco; Deus não dá a mínima para o que a maioria diz. Como o apóstolo Paulo diz em Romanos 3:4, "Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso." Liberte o pregador de suas descrições pessoais. Encoraje-o a obedecer o Pai e o ajude.

4. Expectativas sobre você mesmo: Lucas 7:36-50 descreve uma mulher que entrou em uma casa onde Jesus era o convidado de honra e começou a chorar sobre seus pés, depois os enxugou com seus cabelos e ungiu-os com um perfume caro. O anfitrião, um fariseu chamado Simão, não disse nada, mas seus pensamentos podiam ser ouvidos por Jesus. Se este homem fosse profeta, saberia que tipo de mulher ela é: uma pecadora. Olhe para ela! Olhe para ele! E Jesus disse; "Simão, entrei em sua casa mas você não me deu água para lavar os pés; ela porém molhou meus pés com sua lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu minha cabeça com óleo , mas ela derramou perfume nos meus pés. Os muitos pecados dela foram perdoados pois ela amou muito." Como todos nós, Simão teria feito melhor se tivesse direcionado suas expectativas para ele mesmo. Muitas pessoas na igreja fazem isso . Esperam tudo dos outros ou do homem no púlpito, enquanto esperam pouco de Jesus

Como resultado, passamos pela vida frustrados e críticos para com as pessoas ao nosso redor. Por que ele não fazem o trabalho? Por que o pregador não foi mais efetivo? Ah sim, tenho esta fraqueza, estes problemas que aparecem de tempos em tempos mas estou tentando me recuperar , sou moderado, eu me aceito do jeito que sou." Isso parece tão nobre mas tudo o que fazemos é santificar nossa hipocrisia.

"Querido Pai, me dê três coisa nesta vida: um coração de fogo para contigo, um coração de carne para com os outros e um coração de ferro para comigo mesmo. Amém.

Nenhum comentário: