quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dias das Bruxas - 'HALLOWEEN'

Gal 4:8-11 - 8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses; 9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.

Voce celebra alguma festividade como o Halloween? Leia esta reflexão e pense se voce, ou os seus, deve(m).

O ano pagão (aquele que crê em mais de um deus) tem por volta de quatro estações de dias para celebração: outono, meio-inverno, primavera e meio-verão.

1. O Outono Equinox: esse é o período no outono onde os dias e as noites tem aproximadamente a mesma duração. Geralmente é um tempo de celebração da colheita mas a ênfase esta na morte da natureza e na morte em si mesma.
2. O Inverno Solstice: esse é o período no inverno quando os dias são os mais curtos e as noites as mais longas. Os romanos pagãos chamavam essa celebração de Saturnalia em honra ao seu deus Saturn. De uma maneira geral existe a crença entre os pagãos de que o sol morre durante o inverno solstice e depois se levanta da morte.
3. O Verão Equinox: esse e o período na primavera quando os dias e as noites tem novamente duração aproximada. Essa e uma época para se celebrar vida nova, para se celebrar a ressurreição da natureza da morte e quando se apresentam rituais de fertilidade. Em tempos antigos havia o sacrifício das virgens, a adoração de deuses e deusas da fertilidade. Ovos, como símbolos de fertilidade e nova vida, tem sempre sido apresentados em festivais pagãos desse tipo assim como os coelhos (símbolos de reprodução). Muitas dessas práticas ainda continuam em nossos dias.
4. O Verão Solstice: esse é o período no meio-verão quando a duração do dia é a maior e a da noite a menor. A noite mais curta ( por volta do dia 21 de Junho) era hora de grande algazarra, bebedeira e impulsos sexuais.
Dentre outras celebrações pagãs muitas ainda existem. HALLOWEEN é uma delas. Vamos examinar alguns fatos sobre nossas festividades e dias sagrados.

HALLOWEEN, o festival da morte, marca o inicio do ano pagão. Por volta de 300 anos antes de Cristo a civilização Céltica celebrava no dia 31 de Outubro o Festival de Samhain, deus da morte e o mais poderoso dos pagãos. Eles acreditam que o ano velho morre e o ano novo inicia. Escuridão, medo e morte predominam; sacrifícios humanos devem ser apresentados a Samhain e a meia-noite e o momento mais alto do ano para predição do futuro, para espiritismo e magías de todos os tipos.

A origem do Halloween

No século VIII o Papa numa tentativa de fazer com que as pessoas abandonassem o festival de Samhain estabeleceu o Dia de Todos os Santos no dia 1 de Novembro. Esse nunca foi um feriado Cristão mas sim um feriado Católico para adorar e orar para os Santos que estavam mortos: pura idolatria, apesar de honrar mártires durante as perseguições Romanas. O plano do Papa não funcionou; e essa tentativa de terminar/substituir o festival de Samhain nos persegue hoje porque a sua localização no calendário levou muitas pessoas a acreditar que Samhain é uma celebração Cristã. Nada pode estar mais longe da verdade.

'Trick ou Treat'

A prática do 'Trick ou Treat' veio dos Druidas (sacerdócios Célticos) que mantinham antigas e estranhas restrições dietéticas. Na noite do Festival da Morte eles iam de casa em casa exigindo certos tipos de comidas. Se as pessoas lhes obedecem eles seguiam em silêncio; se suas exigências não fossem obedecidas eram feitas orações para que problemas, doenças e morte caíssem sobre aquelas pessoas e suas casas.

Máscaras e Fantasias

O uso de máscaras e fantasias também veio dos Druidas. Durante essa noite de rituais eles sacrificavam animais (e humanos). Vestidos com a pele desse sacrifícios eles se envolviam em adivinhar o futuro. As pessoas das cidades se vestiam com fantasias assustadoras na tentativa de disfarçar dos espiritos.

CONCLUSÃO

Halloween é e sempre foi a festividade do diabo! Nunca houve e não há nada de Cristão nessa festividade mas o diabo, de alguma forma trapaceou muitos Cristãos convencendo-os a celebrar e aceita-lo como nosso 'deus'.

Não devemos nem tentar obter qualquer tipo de 'substituto' que faca algo parecido com o que eles fazem (faziam), seja chamando-a de festa da colheita, celebrando-a no mesmo dia ou próximo ao dia que eles celebram, se fantasiando de qualquer coisa e fazendo o que os pagãos fazem e chamando-a por um outro nome.

Não vamos louvar o Senhor o nosso Deus da maneira deles. Nesse país nos já celebramos a festa da colheita e damos graças a Deus todo Novembro durante o 'Thanksgiving'.

Nenhum comentário: