quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Iberê Ferreira considera “louvável” inspeção extraordinária do TCE

Tribunal quer saber se ex-governador descumpriu Lei de Responsabilidade Fiscal durante os nove meses que esteve à frente do comando do Estado.

Por Túlio Duarte
Tamanho do texto: A

TCE está de olho na gestão de Iberê Ferreira (PSB).


O assunto é incômodo para ele, que no primeiro contato até tentou se esquivar. Porém, questionado mais uma vez, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) decidiu falar sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de realizar uma inspeção extraordinária nas contas do Governo do Estado referentes ao ano de 2010.

“Acho isso normal e louvável. O TCE existe para que? É para fazer isso, não só no meu Governo, mas no de todos”, afirmou o ex-gestor, que se recupera de uma cirurgia para a retirada de toda a próstata.

A ação "pente fino" nas contas do Governo foi aprovada na tarde de terça-feira (18), por unanimidade, pelo TCE, após pedido do procurador-geral Thiago Guterres. Além de todo governo de Iberê, o tribunal irá inspecionar as contas dos três últimos meses da gestão Wilma de Faria (PSB).

O procurador disse à imprensa que tem indícios de que o Estado se encontra em situação de desequilíbrio das contas públicas, com atrasos de pagamentos em várias secretarias, e que tem a intenção de saber se houve descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Questionado se tinha cumprindo a legislação, Iberê disse apenas que “sim”. “Foi cumprida, mas não vou fazer nenhuma declaração”, evitou o assunto.

Iberê tomou posse do Estado em 31 de março de 2010, quando Wilma de Faria deixou o cargo para disputar um assento no Senado Federal. Na época, Iberê recebeu um Estado já com dificuldades financeiras, prova foram os pedidos feitos para remanejamento de verbas.


Siga o portal no Twitter: @Nominuto

Nenhum comentário: