quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fofocar é falar de outras pessoas pelas costas?

Eu penso que não.Deus não está fofocando quando Ele fala sobre Faraó e centenas de outros sem a permissão deles.Os apóstolos e os primeiros discípulos de Jesus não estavam fofocando quando começaram a espalhar o evangelho.Jesus não estava fofocando quando falou coisas negativas sobre Herodes ( Marcos 8:15 ), os Fariseus, ( Mateus 12:38-40 ,Lucas 12:1-3 ) os Doutores da Lei ( Lucas 20:45-46 ), e os Saduceus ( Mateus 16:6 ). Caso contrário,a Bíblia deveria ser considerada um livro de fofocas,o que não é verdade. O que é fofoca?

1) Fofocar é falar mal de outras pessoas com o intuito de destruí-las ou fazer com os outros tenham um conceito negativo sobre elas.

2) A fofoca é uma “falsa testemunha” da blasfêmia.Blasfêmia é uma acusação falsa que difama e prejudica a reputação de outro. Então,blasfêmia é a mentira, e fofoca é a propagação dessa mentira. O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A FOFOCA?e POR QUE NÃO DEVEMOS FOFOCAR? Apesar da palavra fofoca não aparecer na Bíblia,o conceito está lá.Fofoca é descrita por palavra bíblicas como “maledicência”,”falar mal” “mexerico”,”bisbilhotice”,”blasfêmia” e “Falso testemunho”.
  • Marcos 10:19 - O mandamento: “Não dirás falso testemunho…”
  • Levítico 19:16 - “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo….”
  • Êxodo 23:1 - “Não espalharás notícias falsas,nem darás mão ao ímpio,para seres testemunha maldosa.”
  • Mateus 15:19 - “Porque do coração procedem maus desígnios….falso testemunho,blasfêmias.Isso é o que contamina o homem.”
  • 1 Pedro 2:1 - “Despojando-vos,portanto,de toda maldade e dolo,de hipocrisias e invejas e toda sorte de maledicência.”
  • Efésios 4:31 - “Longe de vós toda amargura e cólera,ira e gritaria,e blasfêmias,bem como toda malícia.”

A fofoca é perniciosa,machuca as pessoas,destrói instituições,etc.O povo de Deus deve se manter vigilantes contra esses pecados.Fofocar é extremamente prejudicial.Pode destruir a imagem de alguém e difamar o caráter de pessoas e instituições.

Cheque outras passagens bíblicas sobre fofocas e rumores:
Gálatas 2:11 , Lucas 22:24 , 1Coríntios 1:11 , Lucas 22:55-62 , Marcos 10:35-44 , Provérbios 18:8


Nenhum comentário: