sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Publicado no Dia 03/02/2011
Fa­bia­no Souza

Arquivo
Na ava­lia­ção feita pela De­fe­sa Civil do Rio Gran­de do Norte ficou cons­ta­ta­do que as bar­ra­gens Ar­man­do Ri­bei­ro Gon­çal­ves no mu­ni­cí­pio de Assu e a bar­ra­gem de Santa Cruz, em Apodi, atin­gi­ram mais de 70% da ca­pa­ci­da­de de ar­ma­ze­na­men­to, fal­tan­do em torno de qua­tro me­tros para atin­gir o pri­mei­ro san­gra­dou­ro.

A si­tua­ção é de aler­ta, le­van­do em conta que as duas bar­ra­gens po­de­rão san­grar com a ocor­rên­cia de 700 mi­lí­me­tros de chuva. Em Apodi, a De­fe­sa Civil cons­ta­tou risco de inun­da­ção, no caso de trans­bor­da­men­to da bar­ra­gem, nos dis­tri­tos de Ca­bo­clo, Ca­ra­for­ça, Car­pi­na, Vár­zea de Sa­li­na, Vár­zea da Car­rei­ra, Tra­piá I e II, Bam­bur­ral, Cipó e Baixa Fai­xa­da I e II. Em Apodi exis­tem 12 mil pes­soas mo­ran­do em áreas de risco, se­gun­do a COM­DEC.

Nas re­giões vi­si­ta­das, a De­fe­sa Civil cons­ta­tou pro­ble­mas que podem con­tri­buir para as inun­da­ções. Para corrigi-los, mesmo assim os mo­ra­do­res das áreas de risco re­cla­mam que ne­nhu­ma ação efe­ti­va vem sendo rea­li­za­da no sen­ti­do de evi­tar que eles so­fram as con­se­qüên­cias de uma pos­sí­vel inun­da­ção como ocor­reu em 2008, quan­do cen­te­nas de fa­mí­lias fi­ca­ram iso­la­das. "Eu es­ti­ve vi­si­tan­do a zona rural e que com­pro­var que em al­gu­mas áreas a si­tua­ção já com­pro­me­te a po­pu­la­ção, que a qual­quer mo­men­to pode ficar iso­la­da", disse o ve­rea­dor, Ge­ni­van Va­re­la (PCdoB)
No mu­ni­cí­pio de Ipan­gua­çu, a De­fe­sa Civil cons­ta­tou ero­são na pa­re­de ex­ter­na da bar­ra­gem do Pa­ta­xó, de­fei­to nas com­por­tas, im­pos­si­bi­li­tan­do sua aber­tu­ra para dar vazão às águas e ele­va­do nível das águas.

Em Assu foi cons­ta­ta­do ero­são na pa­re­de ex­ter­na da bar­ra­gem Ar­man­do Ri­bei­ro Gon­çal­ves, o que mos­tra a falta de ma­nu­ten­ção, ris­cos de inun­da­ção e iso­la­men­to nos bair­ros La­goi­nhas e co­mu­ni­da­des de Linda Flor, Santo An­to­nio, Mar­tins, Es­te­vão e Ilha Forte, fa­ve­la Belo Ho­ri­zon­te.

A De­fe­sa Civil tam­bém cons­ta­tou risco de inun­da­ção em ci­da­des que estão as mar­gens do rio Piranhas-Assú, como Car­nau­bais, Pen­dên­cias, Itajá, Alto do Ro­dri­gues, Ipan­gua­çu, Macau e Porto do Man­gue. A po­pu­la­ção teme que a exem­plo do que ocor­reu em 2008, quan­do mi­lha­res de pes­soas fi­ca­ram de­sa­bri­ga­das em con­se­qüên­cia das chu­vas, a falta de ação por parte das au­to­ri­da­des.

Nenhum comentário: